Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

domingo, 1 de janeiro de 2017

Radio Zenith 1.938


Este rádio é um Zenith , americano, feito em 1.938.
Seu proprietário ,além de colecionador é engenheiro eletrônico ,e faz a restauração da parte elétrica de suas peças ,deixando para mim restaurar a caixa e demais acessórios .

Este foi um dos trabalhos mais difíceis e demorados que fiz, pois a caixa estava bastante deteriorada pelo tempo e pela ação de cupins .Fiquei meses mexendo neles um pouco por dia ,pois não podia por exemplo colar partes grandes ,sem estragar os pedaços no entorno .
Como dá pra ver , os cupins comeram toda essa parte esquerda  da frente ,que não pode ser restaurada. Foi necessário trocar a madeira. 

Havia esse rombo na lateral ,que deve ter sido feito por um objeto contundente 

Na parte superior os cupins também fizeram a festa. 

Tive de desmontar toda a caixa para ver o que ainda estava em condições de ser utilizado .
Felizmente uma boa parte suportou o restauro . Às vezes quando se está restaurando peças neste estado ,algumas partes se desmancham na mão inviabilizando seu aproveitamento 

Na parte superior foi necessário um trabalho de muita paciência para poder trabalhar a lâmina de madeira, que estava muito fina e ressecada.
Foi preciso utilizar um "sargento" bem grande para segurar a caixa montada enquanto eu injetava cola e massa acrílica na tentativa de deixá-la no esquadro.

O lado esquerdo da frente não pode ser aproveitado, foi tudo para o lixo .

Uma nova frente foi colocada e emendada com muito cuidado .

Na lateral esquerda foi aplicada massa acrílica e também na frente ,e em cima .

Na lateral direita foi trocada toda a "parede" ,pois tudo estava bastante estragado , sendo impossível aplicar massa ou cola .
Depois de meses de trabalho ele ficou assim .
O cliente gostou do resultado e eu mais ainda ,pois houve momentos em que quase desisti da empreitada . Mas com perseverança sempre é possível resolver as dificuldades típicas desse tipo de trabalho.

10 comentários:

  1. Olá Dom Monteiro!
    Acompanhando sou blog por aqui, belo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Amauri, Agora vi!!!! Incrível, trabalho de persistência, coerência e muito amor ao que faz, ficou perfeito!

    ResponderExcluir
  3. Olá Amauri, boa noite.
    Simplesmente perfeito, belo e impecável trabalho!
    Parabéns!
    Abraço

    Silvana

    ResponderExcluir
  4. Amauri, espetacular o restauro. Muita paciência para recompor tudo. Valeu a pena, está de parabéns. Abraço, Sandra Guadagnin

    ResponderExcluir
  5. Amauri acabei de lhe conhecer e vejo este belo trabalho, parabéns pelo empenho e pelo profissionalismo, muito bom!

    ResponderExcluir
  6. Amauri acabei de lhe conhecer e vejo este belo trabalho, parabéns pelo empenho e pelo profissionalismo, muito bom!

    ResponderExcluir
  7. Maravilhoso! Uma graça de peça.
    Abraços novamente.

    ResponderExcluir
  8. Incrível! Espetacular trabalho! Que dedicação e sensibilidade pra transformar a peça em original denovo, semi nova. Parabéns e apaixonada aprendendo um pouco com vc a cada postagem. Tenho móveis antigos e estou restaurando eles e também a memória dos meus antepassados afinal eles são parte da história da família. Maravilhada e com esperança de fazer um trabalho de melhor qualidade apartir dos seus ensinamentos afinal aqui no Rj não há sequer marcenaria direito que dirá restauradores.Vc poderia fazer uma apostila ou curso on line para quem quer fazer o curso mas mora longe. Com suas técnicas , dicas e experiências.Fica a dica! Meu nome é Daniela Mercedes do RJ.

    ResponderExcluir
  9. Incrível! Maravilhoso! Que espetáculo de restauração! Tenho alguns móveis antigos e estou restaurando agora e estou aprendendo algumas técnicas suas e estou esperançosa que ficarão de qualidade pois vc tem uma sensibilidade e amor pra fazer e ensinar que o resultado é essa perfeição. Parabéns! Faça uma apostila, vídeo aulas, curso on line pra quem quer aprender e mora longe. Sou do RJ. Por favor! Precisamos do seu conhecimento , aprender e eu não encontro sequer marceneiro que dirá restauradores. Vc cobra os cursos on line. E alcança um público ainda maior. Fica a dica! Parabéns !

    ResponderExcluir

Obrigado por sua atenção .Espero que tenha gostado do blog .Se você precisar de informações , dicas ou orçamento de trabalho,envie um e-mail para : dom.moleiro@gmail.com , que prontamente te responderei .