Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Pintar cadeiras com spray.


Recebi e-mail de um leitor querendo informações sobre pintar cadeiras com "spray "
Bem , não que seja difícil ou errado ,mas acontece que a tinta em spray não foi desenvolvida para esse fim .Ela "cola " perfeitamente em qualquer superfície ,porém por ser muito diluida ,não possui a resistência necessária para suportar o desgaste que ocorre quando uma pessoa senta-se e movimenta-se na cadeira .
Em pouco tempo a fina camada da tinta spry se desgastará e a cadeira ficará como estava originalmente .
O ideal para esse serviço é a utilização de esmalte sintético ou verniz,produtos que tem maior resistência à abrasão provocada com o uso da cadeira .
Quando faço pátina em cadeiras utilizo tinta latéx e depois aplico uma camada de verniz para proteger a pintura .Duas demãos de verniz são suficientes para impedir que a abrasão destrua a pátina .
Já usei também tinta automobilística para um jogo de cadeiras e mesa que foram pintadas de vermelho vivo e brilhante .Também utilizei verniz automobilístico para acabamento e proteção da pintura .
A tinta spray é excelente para pintar peças decorativas que não serão manuseadas em excesso e que não sofrerão abrasão ou receberão respingos de produtos quimicos .
Mas eu já usei spray em cadeiras ,para "quebrar o galho" de uma amiga que estava dando uma festa ,e precisava que as cadeiras estivessem com bom aspecto.Ficaram ótimas ,mas depois de algum tempo a tinta naturalemente descascou e pude repintar as peças da maneira certa .

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Limpeza de móveis entalhados


Um leitor solicitou informações sobre a limpeza e renovação de moveis entalhados .
Certamente deve haver vários modos de fazer isso ,mas vou descrever aqui a maneira como aprendi a executar esse serviço
Normalmente estes móveis têm muitos anos de uso e as pessoas passam lustra móveis e outros produtos que fazem com que haja uma sedimentação de poeira e gordura quase imperceptíveis .O móvel vai escurecendo ao longo dos tempos e ninguém se lembra mais do tom original da madeira .
Bem, limpar isso é fácil ,embora trabalhoso .
Você tem de comprar uma escova de aço pequena ,como uma escova de dentes ,dessas que vem em embalagem com três ,sendo que uma delas é de plástico.
Um pincel pequeno de cerdas duras é absolutamente necessário.Se não tiver um ,corte os pelos pela metade e o pincel ficará no jeito certo .Um litro de solvente. Thinner, se você souber usar o produto ,que é muito forte ,ou água-raz que é mais fácil de utilizar .
Pegue um recipiente para colocar o solvente ,pode ser um vidro de geléia ,alguns panos velhos e uma grande dose de boa vontade .
Passe o solvente com o pincel nas partes entalhadas ,espere uns segundos e esfregue com a escovinha de aço .Deve sair um bocado de sujeira .Limpe com um pano e repita a operação até perceber que o local está limpo.Se você usar a água-raz ,por ser um solvente mais suave, não haverá danos ao verniz original .ATENÇÃO : o Thinner ataca o verniz e deixa a madeira totalmente exposta ,sendo necessária uma nova demão de verniz.
Faça isso no móvel todo até que o mesmo recupere sua cor original .Nas partes lisas ,onde não tem entalhes ,não utilize a escova de aço, limpe apenas com um pano embebido em solvente esfregando com força para que a camada de sujeira saia completamente .
Se a peça estiver limpa mas totalmente sem brilho e você quiser fazer com que brilhe um pouco ,passe Óleo de Peroba Restaurador ,um produto muito antigo mas que funciona mesmo.Pode passar também cera específica para madeira que pode ser encontrada em algumas lojas de materiais de construção.
Pronto , seu móvel entalhado está com aspecto de novo e suas mãos talvez estejam um pouco doloridas .Mas vale a pena o esforço ,pois o móvel ficará assim por um longo tempo.
Mas lembre-se de um detalhe : quando for passar cera ou lustra móveis ,limpe antes o móvel para que o produto antigo seja completamente retirado ,por que senão , o móvel começará a escurecer novamente .
É isso .