Restaurar é, na minha opinião,fazer com que uma peça qualquer ,seja um móvel, uma antiguidade ,ou um objeto de decoração readquira sua aparência original .Porém esta "aparência original" não significa que a peça em questão vá ficar com aspecto de nova,mas de inteira e bem conservada.As marcas que o tempo e o uso deixaram na peça devem ser preservadas para mostrar exatamente sua história dentro do contexto em que foi usada.
Mudar detalhes estéticos, deixa de ser restauração e tira a identidade da peça .

.

Se você precisar de dicas ou informações entre em contato através do e-mail ,ou pelo Whatsapp .
Ambos estão indicados na lateral do blog.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Outra máquina renovada

Esta máquina de costura pertence a uma jovem que vai se casar no próximo ano e está montando sua futura residência .Para tanto precisava restaurar a máquina que já foi de sua avó e de sua mãe .Segundo fui informado a máquina foi adquirida em 1.925 ,ou seja ,já tem oitenta e cinco anos de bons serviços prestados .Agora vai se "aposentar" e decorar a casa da minha cliente .
Chegou em minha oficina bastante desgastada pelo uso e pelo tempo .Os pés de ferro fundido estavam comidos pela ferrugem ,o gabinete apresentava falta da madeira de cobertura em algumas partes .Um dos gaveteiros estava quebrado como mostra uma das fotos abaixo.A maquina estava bem feia, com a pintura completamente deteriorada e os decalques manchados .Não consegui melhorar o aspecto dos decalques mas deu para melhorar um pouco a aparência geral .Depois de uma boa limpeza foi aplicado verniz sobre a maquina que readquiriu seu antigo brilho .
No gabinete foram feitos vários "enxertos " na madeira que após passar verniz ficaram meio disfarçados .Tem-se que olhar com atençao para ver as emendas .
Os pés foram limpos com jato de areia e lixa ,e depois da pintura ficaram como se fossem quase novos .Foi necessário muito trabalho e bastante paciência ,o serviço teve de ser feito bem devagar pois a madeira estava muito fragil e o objetivo era manter o maximo possível do material original






Depois de pronta ficou bem melhor .Acredito que consegui fazer um bom trabalho,conforme se vê abaixo






O resultado final agradou muito a minha cliente ,que até me enviou um e-mail elogiando o trabalho

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Decoração de Natal

De Dom Moleiro

Uma cliente perguntou via e-mail o que poderia fazer para mudar a aparência de bolas decorativas de arvore de Natal .
Me disse que tinha dúzias de bolas ,mas que não se atrevia a pinta-las a pincel por medo que se quebrassem .
Minha sugestão é que pegue as bolas ,limpe com cuidado para tirar a gordura e a sujeira acumuladas ao longo dos anos de uso, e pinte com spray colorido .
Não é necessário grande conhecimento de pintura .Basta comprar um spray ,dourado ou de qualquer cor que lhe agrade e fazer a pintura .
Para facilitar aproveite o gancho que a bola tem para pendurar ,e prenda a mesma num lugar elevado para poder enxergar em toda a volta .Sacuda bem a lata de spray e pinte com uma demão ,a uma distancia de trinta centímetros da bola .Após dez minutos aplique uma segunda demão e pronto .Não se esqueça de colocar a bola num local protegido por jornais ou outra coisa qualquer para que não caiam gotículas de spray nos móveis ou qualquer lugar que não deseja sujar.
E assim você terá bolas renovadas para decorar sua árvore de Natal

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Xixi de cachorro


Me perguntaram como é possível limpar e pintar grades de ferro que estáo deterioradas por urina de cachorro .
É facil :passe thinner com um pincel de cerdas duras para amolecer os resíduos de tinta e sujeira. Lixe até sair toda a ferrugem usando lixa para metais número 100 .Passe em seguida duas demãos de "primer" ou zarcão para melhor proteger o ferro .Passe em seguida a tinta ,também duas demãos e pronto .Se for possível ,prenda o cão ou evite que o mesmo chegue perto da grade .Existe em algumas pet-shops um produto americano em spray cujo odor afasta os cães .Aplique esse spray por uma semana ou até acabar a embalagem ,e o cachorro perderá o costume de urinar no local .

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Uma cliente solicitou o escurecimento de oito cadeiras novas ,recem chegadas do marceneiro , e sem acabamento algum.A idéia original do artesão que as fez era encera-las mas a proprietária achou que ficariam muito claras e pediu que fossem entregues "no osso" ,ou seja ,sem nenhum acabamento,para decidir depois o que fazer . É importante ressaltar que esta cliente trabalhou muitos anos com decoração e tem noção exata do que deseja e do que se pode fazer com cores em um móvel .
Fiz uma amostra ,tingindo as pernas de uma cadeira,mas ficou escuro demais .Fiz então uma nova mistura de tintas e consegui obter o tom adequado.
O tingimento da madeira foi feito com esmalte sintético ,sendo oitenta por cento de tinta marrom , e o restante em tinta preta .Foi feita uma diluição com 60 por cento
de água-raz,ficando assim um "caldinho" ralo de tinta .Após o escurecimento feito com pincel e boneca de pano ,foram passadas duas demãos de verniz acetinado ,para dar um brilho suave na madeira

Nesta foto vemos a cor original da madeira .É cedrinho uma madeira boa de trabalhar porque é macia.A cadeira mostrada já estava empapelada para proteger a palhinha .
De Dom Moleiro



Após a aplicaçao do tingimento consegui deixar as cadeiras com uma nova imagem

De Dom Moleiro
Ficou como a cliente queria ,escuro mas não tanto .

De Dom Moleiro

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Restauração de pátina


Um cliente me ligou para saber se eu poderia restaurar uma mesa com pátina ,cujo tampo foi manchada por produto de limpeza .
Normalmente eu diria que isso não faço ,pois é um trabalho chato de fazer e até difícil.Fazer a tinta da cor original é bem fácil ,mas , se você tem uma mancha grande(10cm por 10cm por exemplo)o difícil é refazer a pátina como originalmente foi feita .
Eu sugiro refazer completamente a parte afetada para que possa ficar como estava antes.
No caso deste cliente havia uma mancha grande e outras menores ,o que demandaria muito tempo para a restauração .Esse é um trabalho que um restaurador de quadros faz com extrema facilidade ,acostumado que está a restaurar traços delicados ,mas eu não tenho a habilidade necessária para tanto .
Convenci o cliente a refazer todo o tampo ,e pude deixar a mesa como estava anteriormente .Foi um trabalho rápido limpo e até fácil de fazer .E não ficou caro,o que é muito importante também .Infelizmente não fotografei a peça .A imagem acima é meramente ilustrativa .